Compartilhamos abaixo material de divulgação elaborado pela comissão organizadora do evento. Da UFSM, estarão apresentando o trabalho "Jornalismo e Mídias Sociais Digitais: transformações no processo de legitimação institucional no serviço de micromensagens Twitter" a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFSM), Profª Drª Eugenia Mariano da Rocha Barichello, e a jornalista Luciana Carvalho, mestre em Comunicação (UFSM).
Pesquisadores da França, Portugal, Canadá, México, Chile e Bélgica, alguns deles pela primeira vez no Brasil, junto com pesquisadores brasileiros enriquecerão os debates sobre o jornalismo contemporâneo durante o I Colóquio Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2011), que acontecerá na UnB de 25 a 28 de abril.
A programação contará com conferências e grupos de trabalho para a discussão e o melhor intercâmbio entre as pesquisas realizadas no Brasil e o que vem sendo realizado em outros países.
Para a abertura, está confirmada a presença do professor Denis Ruellan, da Université de Rennes 1, que falará ao lado da professora Cremilda Medina, da USP, sobre o panorama das pesquisas em jornalismo no Brasil e na França.
No segundo dia de evento, a professora Cláudia Mellado, da Universidad de Santiago, participará de uma mesa redonda sobre as perspectiva de estudos empíricos em jornalismo, ao lado dos professores Carlos Eduardo Franciscato (UFS) e Christa Berger (Unisinos).
Nos grupos de trabalho haverá ainda a possibilidade de conhecer pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área em outros países e confrontá-las com experiências brasileiras.
Conheça a programação completa do evento para mais detalhes.
SOBRE O MEJOR:
O I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2011) é um evento organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) em parceria com o Réseaux d’études sur le Journalisme (Rede de Estudos sobre o Jornalismo/REJ). A rede foi iniciada há mais de dez anos, quando professores/pesquisadores liderados por Denis Ruellan resolveram se reunir em torno da ideia de discutir o jornalismo como “invenção permanente”. Hoje são 27 laboratórios distribuídos em diferentes regiões (França, Brasil, Canadá, México, Ilha da Reunião) que se encontram anualmente em algum país pertencentes à rede. A FAC-UnB é, por enquanto, a única instituição brasileira a integrar este seleto grupo de pesquisa internacional e transversal. Com este colóquio, quando se reunirão pesquisadores de várias instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, objetiva-se a ampliação desse intercâmbio com os que desejam reunir esforços em torno do pensamento sobre o jornalismo.
SERVIÇO:
I Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor 2011)
25 a 28 de abril de 2011 – Local: Universidade de Brasília / DF
Perfil no FaceBook: Mejor
Luciane Agnez (doutoranda PPG Comunicação, FAC, UnB)
Comissão Organizadora Mejor 2011