sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Meios: expressão social da experiência?

Um suporte material? Uma linguagem, um signo, um código, uma mensagem, uma instituição, uma técnica, uma expressão social? Afinal, o que é um Meio de Comunicação (MC)? Esta pergunta foi o tema da palestra do pesquisador e professor da UNB Luiz Cláudio Martino (foto), na aula Magna do Mestrado em Comunicação que ocorreu na quarta-feira, dia 11, no auditório do CCSH. A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Conforme Martino, quando se tenta definir o que é um meio de comunicação, vem à mente a idéia de transmissão, palavra que não dá mais conta do conceito de MC, que é bem mais complexo. Para MacLuhan, segundo Martino, os MC poderiam ser simulações tecnológicas do homem. Poderiam ser, também, simulações de uma capacidade mental.

Martino chamou a atenção para o fato de que os MC alteram as condições da experiência humana; de tempo e espaço, por exemplo. Os meios são moldados a partir dos usos sociais, "alteram e alargam nossa experiência".

O que já é de concordância de todos é de que as notícias são uma construção social. Os acontecimentos são moldados para gerar um valor, para gerar um cotidiano comum a todos. Os MC compõe a organização social e um acontecimento só "acontece" quando divulgados ou noticiados pelos meios de comunicação. Conforme Martino, os MC "são a expressão social da experiência".



Luiz Cláudio Martino tem "só" três mestrados enquanto nós, colegas tentamos, aos trancos e barrancos, fazer só um:

Luiz Cláudio Martino possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ; mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e UFRJ; mestrado em Ciencias Sociales, Cultures et Comportaments na Université de Paris V e doutorado em Sociologia na Université de Paris V. Atualmente é professor da Universidade de Brasília e coordenador do Programa de Pós-Graduação da instituição. Atua em pesquisa nas áreas de Teoria da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Meios de Comunicação e Metodologia de Pesquisa.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mídia: espetáculo, sensação, monstruosidade

A mídia, suas complexidades e problematizações, foram os temas das palestras de Moisés Martins e Jean-Martin Rabot, pesquisadores do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Portugal), que estiveram, no dia 06 de novembro, no II Ciclo de Debates "Mídia e Sociedade", na UFSM.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, e teve a participação de estudantes e professores universitários da Comunicação e de outros cursos

Moisés Martins falou sobre “Espaço Público e Media: da crise do Estado à crise da cultura”. Para ele, "nossa cultura é a da comunicação generalizada" gerada pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Conforme Martins, vive-se num tempo acelerado e numa cultura acelerada. Neste ambiente, techné e bios se fundem e determinam a cultura e o modo de vida da atualidade. Vive-se, nas palavras de Martins "o princípio de estetização do mundo" e tudo é convertido em emoção, que é controlada pelas tecnologias. Nesse sentido, a mídia provoca as sensibilidades humanas, transverte os conteúdos em euforia, sensações e emoções. Um exemplo é a exposição pública da dor privadas, as notícias sobre acidentes, tragédias, dramas humanos. Enfim, é o espetáculo que rege as lógicas midiáticas. Como Martins afirma, o discurso sensível, efervescente e comovível substitui o discurso objetivo e frio do jornalismo referencial. O que se impõe é a lógica do pathos, do animus, da paixão. Na opinião do pesquisador, é preciso pensar em uma ética para a mídia.

"A liberdade é a incerteza". Com essa frase, Jean-Martin Rabot, deu início à sua palestra sobre “as figurações da monstruosidade nos media”. Para Rabot, a monstruosidade, apesar de trazer referências a algo externo, é uma característica ancorada no homem. Ele lembrou que os monstros nos remetem a elementos negativos, figuras combatidas pelo herói grego, por exemplo. "O monstro é a figura invertida do herói". Na opinião do pesquisador, apesar das histórias separarem o herói do monstro, o bem e o mal estão interligados e incorporado em um só ser. A religião, o politeísmo e outras culturas mostram essa fusão que inclui a monstruosidade. Para Rabot "o monstro está em nós" e isso explica as figurações e representações presentes na mídia.


(Na foto, a turma 2009 do Mestrado do PPGCOM, as professoras Eugenia e Ada Cristina, e os portugueses)

sábado, 24 de outubro de 2009

Inscrições para seleção ao Mestrado em Comunicação da UFSM encerram dia 30

Estão abertas até o dia 30/10 as inscrições para a seleção ao Mestrado em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Podem candidatar-se profissionais e docentes titulados na área de Comunicação e áreas afins das Ciências Sociais e Humanas. A inscrição deve ser feita através da internet, no endereço eletrônico da universidade (www.ufsm.br), no link “Inscrição Pós”.
Após o pagamento do boleto bancário, o comprovante de inscrição deve ser entregue ou enviado dentro do prazo, junto com a documentação exigida no edital, à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFSM), no prédio 21 do campus.
O Mestrado em Comunicação Midiática oferece 10 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Mídia e Identidades Contemporâneas e Mídia e Estratégias Comunicacionais. A seleção compreende duas etapas. A primeira envolve prova de conhecimentos de caráter eliminatório e a segunda consiste em análise do curriculum e do anteprojeto de pesquisa e entrevista. Informações sobre as inscrições e o processo seletivo podem ser obtidas no edital, disponível na página da ufsm (www.ufsm.br). Dúvidas podem ser esclarecidas junto à coordenação, pelo telefone (55) 3220-8579.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pesquisador da UNB em evento aberto no Mestrado em Comunicação da UFSM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM realiza no dia 11 de novembro, quarta-feira, duas atividades com a presença do pesquisador e professor da UNB Luiz Cláudio Martino.
A primeira atividade será a aula Magna do Mestrado em Comunicação Midiática, às 8h30, no Auditório do CCSH, prédio da antiga Reitora, centro. Martino irá falar aos alunos do Mestrado e da Graduação sobre “O que é um meio de comunicação?”.
À tarde, o pesquisador da UNB proferirá a palestra “História da Comunicação”. A atividade está marcada para as 14h, na sala 5005 do prédio 21, no campus da UFSM. A palestra integra a programação da XXIV Jornada Acadêmica Integrada – JAI.
As atividades são abertas a estudantes de Graduação e Pós-Graduação da área de Comunicação e afins. Inscrições podem ser feitas na Secretaria do PPGCOM-UFSM ou pelo email eventos.ppgcomufsm@gmail.com, informando nome do participante, curso, RG e nome da atividade em que irá participar.


O palestrante:
Luiz Cláudio Martino possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ; mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e UFRJ; mestrado em Ciencias Sociales, Cultures et Comportaments na Université de Paris V e doutorado em Sociologia na Université de Paris V.
Atualmente é professor da Universidade de Brasília e coordenador do Programa de Pós-Graduação da instituição. Atua em pesquisa nas áreas de Teoria da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Meios de Comunicação e Metodologia de Pesquisa.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

II Ciclo de Debates do Mestrado terá palestrantes da Universidade do Minho


Comunicação da UFSM promove evento com palestrantes portugueses

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFSM promove no próximo dia 06 de novembro, sexta-feira, o II Ciclo de Debates “Mídia e Sociedade”. As palestras iniciam às 14h, no Auditório do Departamento de Química, no campus. O evento, que tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS, terá nesta edição palestras com os pesquisadores Moisés Martins e Jean-Martin Rabot, ambos do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, em Portugal.
Martins irá abordar o tema “Espaço Público e Media: da crise do Estado à crise da cultura”, enquanto Rabot irá discorrer sobre “As figurações da monstruosidade nos media”. As inscrições devem ser feitas antecipadamente na Secretaria do Mestrado, no Prédio 21 do campus. O evento é destinado a estudantes de Graduação e Pós-Graduação, professores e profissionais das áreas da Comunicação, Ciências Sociais, Filosofia, História, Letras, Psicologia e demais interessados.

EVENTO: II Ciclo de Debates “Mídia e Sociedade”, do Mestrado em Comunicação Midiática da UFSM
DATA: 06/11/2009 – sexta-feira
LOCAL: Auditório do Departamento de Química – UFSM (campus)
HORÁRIO: 14h
INSCRIÇÕES: Na Secretaria do Mestrado – Prédio 21, a R$ 5,00 (com direito a certificado de participação) ou pelo email eventos.ppgcomufsm@gmail.com, com nome, RG, curso, instituição e nome do evento. A inscrição feita por email poderá ser paga na hora da palestra.

PALESTRANTES:

1.Moisés Martins
Professor catedrático da Universidade do Minho e Diretor do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS).
Tema: Espaço Público e Media: da crise do Estado à crise da cultura

2.Jean-Martin Rabot
Professor de Sociologia e Investigador no CECS (Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade) do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga – Portugal.
Tema: As figurações da monstruosidade nos media

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SBPJor

Pessoal,
Ainda não foi falado nesse site da SBPJor.
Temos, pelo menos, três mestandos com trabalhos aprovados: Daiane, Gisele e eu. Sem contar que temos as professoras Luti e Mácia, do POSCOM, coordenando apresentações nos GT's.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Boas novas no POSCOM

O nosso POSCOM está de parabéns. Notícias animadoras nesta semana mostram a evolução de um projeto novo, porém grande nos sonhos, na vontade e no trabalho coletivo.
Fomos contemplados, ou melhor, conquistamos, quatro novas bolsas da Capes para os alunos da turma 2009-2010. Além disso, temos um funcionário novo em nossa secretaria que irá agilizar os trâmites burocráticos do Programa. Não bastasse isso, um grande número de alunos e professores tiveram trabalhos aprovados para o X Seminário Internacional da PUC-RS, que será realizado de 3 a 5 de novembro em Porto Alegre. Em novembro, aliás, o Mestrado também receberá visitas ilustres. No dia 6 teremos a palestra dos conferencistas europeus Moisés Martins e Jean-Martin Rabot, ambos da Universidade do Minho, de Portugal. No dia 11, durante a Jornada Acadêmica Integrada, irá proferir aula magna o Professor Luiz C. Martino, da UNB.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Intercom 2009 - impressões

Quem quiser saber como foi o Intercom 2009, de um ponto de vista particular, fiz uma postagem em meu blog pessoal. Quem mais se dispõe a fazer um relato de sua perspectiva?

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Voltas às aulas

Pessoal,
Depois das férias alongadas, vamos reinicias as aulas na próxima semana.
Desejo a todos um ótimo retorno
Abraços

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mestrado da UFSM tem nove trabalhos aprovados para o Intercom

O Mestrado em Comunicação da UFSM vai marcar presença no XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, que neste ano terá como sede a Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Serão apresentados nove trabalhos, envolvendo 10 alunas, das turmas que ingressaram em 2008 e 2009, além de professores do Programa. O evento vai de 4 a 7 de setembro. Confira os trabalhos que o PPGCOM-UFSM irá levar para Curitiba:

Turma 2008-2009

Título do trabalho: Midiatização da sociedade: campos sociais, lógicas e novas
formas de atuação
Autor(a/es): Ana Cássia Pandolfo Flores (UFSM) - Mestrando;
Eugenia Mariano da Rocha Barichelo (UFSM) - Doutor
Evento: DT8-TC-DT 8 – NP Teorias da Comunicação
Coordenador(a): Luiz Claudio Martino

Zero Hora 45 Anos – “Da construção da realidade a realidade da construção"
Autor(a/es): Daiane Bertasso Ribeiro (UFSM) - Mestrando;
Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM) - Doutor
Evento: DT1-TJ-DT 1 - GP Teoria do Jornalismo
Coordenador(a): Felipe de Oliveira Pena

Quando os Catadores são Notícia?
Autor(a/es): Fernanda Kist Brusius (UFSM) - Mestrando
Evento: DT1-JI-DT 1 - GP Jornalismo Impresso
Coordenador(a): Elza Aparecida de Oliveira Filha

Telenovela e mediações culturais na conformação da identidade
feminina
Autor(a/es): Lírian Sifuentes dos Santos – Mestranda
Evento: NP Ficção Seriada
Coordenador(a): Maria Immacolata Vassalo de Lopes

Entender a classe C: o novo desafio da comunicação publicitária
Autor(a/es): Sandra Dalcul Depexe (UFSM) - Mestrando
Evento: DT2-PP-DT 2 – GP Publicidade e Propaganda
Coordenador(a): Jean-Charles Jacques Zozzoli

Turma 2009-2010

Em busca da complexa simplicidade: dispositivos pedagógicos
na revista Vida Simples
Autor(a/es): Gisele Dotto Reginato (UFSM) - Mestrando
Evento: DT1-TJ-DT 1 - GP Teoria do Jornalismo
Coordenador(a): Felipe de Oliveira Pena

A Perspectiva das Mediações de Jesús Martín-Barbero no
Estudo de Recepção da Telenovela
Autor(a/es): Laura Hastenpflug Wottrich (UFSM) -
Mestrando; Renata Córdova da Silva (UFSM) - Mestrando;
Veneza V. Mayora Ronsini (UFSM) - Doutor
Evento: DT4-FS-DT 4 - NP Ficção Seriada
Coordenador(a): Maria Immacolata Vassallo de Lopes


O Microblog Twitter como Agregador de Informações de
Relevância Jornalística
Autores: Luciana Menezes Carvalho(UFSM) – Mestranda;
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello(UFSM) – Doutor
Evento: GP Cibercultura
Coordenador: Alex Primo

Da Caixa de Sugestões às Mídias Digitais: o fazer
comunicacional pelo Boticário.
Autor(a/es): Patrícia Milano Pérsigo (UFSM) - Mestrando;
Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM) - Doutor
Evento: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Coordenador(a): Cleusa Maria Andrade Scroferneker

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Como ficam os concursos para jornalistas?

Uma coisa que ainda não vi ser comentada e que começa a preocupar: como será o critério de contratação de jornalistas nos órgãos públicos a partir de agora?
Nem o STF sabe! Vejam a notícia:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u583377.shtml

quarta-feira, 17 de junho de 2009

E o diploma? Caiu...

O Supremo Tribunal Federal decidiu que não é mais obrigatório ter diploma de ensino superior em jornalismo para se obter o registro de jornalista. Caiu o diploma e a regulamentação profissional. Mais uma vez, foi feita uma bela cobertura ao vivo pelo Twitter. Será que a classe vai protestar ou manter-se muda e surda? O que acham, colegas, da decisão?
Quem quiser acompanhar o que rolou no Twitter, procure no www.hashtags.org pela tag #diploma.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O caso do Blog da Petrobras, por Alex Primo

Pra quem ainda está intrigado com o episódio Petrobras x imprensa nacional, interessa a postagem de Alex Primo em seu blog.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Redes sociais: febre brasileira

Atenção frequentadores de Orkut, Facebook, Território, twitter e blogs também.
As redes sociais já fazem mais sucesso que o simplório email na Internet. Detalhes em http://www.teletime.com.br/News.aspx?ID=131677

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Intercom 2009 em Curitiba

Pessoal interessado em ir ao Intercom nacional, liguem-se. O tempo está correndo para envio de trabalhos. Vamos participar?
http://intercom2009.up.edu.br/index.html

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Relatos da Compós

Pessoal, quem estiver interessado em ver os relatos críticos feitos durante a Compós, o material já está disponível. Quem acompanhou a cobertura pelo twitter, teve acesso a muitas informações interessantes sobre o que estava ocorrendo. Foi o caso ao menos do GT de Cibercultura, que mobilizou vários pesquisadores que não desgrudam da conexão à rede.
Quem quiser dar uma olhada, entra aqui.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vem aí mais uma onda...

O Google lança no fim do ano mais uma novidade que promete sacudir com o ciberespaço e colocar ainda mais dúvidas quanto aos limites da produção colaborativa de informação. É o Wave, uma nova plataforma que irá reunir diferentes possibilidades de comunicação em tempo real.
Vale a pena conferir o artigo de Carlos Castilho no OI.

Seminário do Mestrado

Será que podemos debater com a coordenação sobre a temática do seminário e também ajudar a escolher os convidados?
Vou fazer uma enquete: quem vocês gostariam que viesse ao seminário do mestrado?
(Assim como todo brainstorm, não vamos tolher as ideias de ninguém. É só um levantamento, ok?)

P.S.: usem as tags nos posts de vcs!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Disciplinas

Alguém sabe se é preciso se matricular novamente em caso de reprovação em matéria optativa?

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Blogs dos colaboradores

Estão linkados ao lado os blogs dos colaboradores do Blog do Mestrado em Comunicação da UFSM.
Acessem e conheçam outras ideias, críticas, dicas e devaneios nossos.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Construção coletiva


Isso aí, Luciana. A idéia é que toda a turma 2009 do Mestrado da UFSM possa postar textos, além de comentar. Como a Lu falou, o blog é um espaço para a gente discutir assuntos diversos e também conhecer as bobagens que os colegas têm escrito em seus blogs, hehe.
Também é um espaço para divulgar estudos, encontros na UFSM e fora e festas em geral.
Desabafem, pessoal!!!

Na foto, a turma 2009 das linhas de Identidades e Estratégias do Mestrado em Comunicação Midiática da UFSM. O pessoal das duas linhas está misturado, assim como os estudos de cada um que também se misturam.

Movimento ao contrário: Time Warner X Aol

Símbolo da força dos conglomerados e da convergência entre empresas de internet, entretenimento e notícias, a fusão Aol Time Warner está começando a ser desfeita. A Aol deve sair de um dos maiores oligopólios de mídia. A notícia é surpreendente, pois os grandes teóricos, pesquisadores e críticos acreditavam que este fosse o modelo que imperaria nos próximos anos: o da convergência cada vez maior entre empresas de segmentos diferentes com as de comunicação, deixando em segundo plano a notícia e em primeiro, o entretenimento ou outro negócio.
Uma coisa é certa: não existem verdades absolutas no mundo contemporâneo. Também não existem modelos prontos. A convergência continua no centro do debate. Vamos acompanhar o desenrolar dessa história.

A notícia está no Olhar Digital

No mundo das redes

Bem, de uma conversa de corredor no Mestrado, surgiu a ideia de fazermos um "agregador" dos blogs dos alunos. Que eu saiba, só eu, o Mauricio e a Silvana somos blogueiros (nessa turma 2009-2010). Aliás, twitteiros, membros do Orkut... Haja tanto avatar! Eu ainda estou no Facebook, mas ainda não vi muito sentido nessa rede.
Enfim, este é o mundo das redes, da produção colaborativa, da inteligencia coletiva. Como muitos de nós (e por acaso os blogueiros da turma), estamos interessados em estudar as transformações que as tecnologias digitais têm operado na comunicação, especialmente no jornalismo (todos os três também temos mais isso em comum), seria importante também colocarmos em prática essa cultura em nossa atuação enquanto acadêmicos. Nossos blogs individualmente não são exatamente sobre nossas inquietações acadêmicas, mas de algum modo também revelam um pouco de nossos universos, e o Mestrado está dentro deles.
Agora, aqui, reunidos, esperamos que nossos blogs juntos ao menos aumentem o fluxo de leitores. hahaha
Brincadeirinha, mas que façamos aqui muitos debates, produtivos ou não.

Primeiro post

Pessoal,

Está criado o blog dos blogs do Mestrado