sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Meios: expressão social da experiência?

Um suporte material? Uma linguagem, um signo, um código, uma mensagem, uma instituição, uma técnica, uma expressão social? Afinal, o que é um Meio de Comunicação (MC)? Esta pergunta foi o tema da palestra do pesquisador e professor da UNB Luiz Cláudio Martino (foto), na aula Magna do Mestrado em Comunicação que ocorreu na quarta-feira, dia 11, no auditório do CCSH. A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Conforme Martino, quando se tenta definir o que é um meio de comunicação, vem à mente a idéia de transmissão, palavra que não dá mais conta do conceito de MC, que é bem mais complexo. Para MacLuhan, segundo Martino, os MC poderiam ser simulações tecnológicas do homem. Poderiam ser, também, simulações de uma capacidade mental.

Martino chamou a atenção para o fato de que os MC alteram as condições da experiência humana; de tempo e espaço, por exemplo. Os meios são moldados a partir dos usos sociais, "alteram e alargam nossa experiência".

O que já é de concordância de todos é de que as notícias são uma construção social. Os acontecimentos são moldados para gerar um valor, para gerar um cotidiano comum a todos. Os MC compõe a organização social e um acontecimento só "acontece" quando divulgados ou noticiados pelos meios de comunicação. Conforme Martino, os MC "são a expressão social da experiência".



Luiz Cláudio Martino tem "só" três mestrados enquanto nós, colegas tentamos, aos trancos e barrancos, fazer só um:

Luiz Cláudio Martino possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ; mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e UFRJ; mestrado em Ciencias Sociales, Cultures et Comportaments na Université de Paris V e doutorado em Sociologia na Université de Paris V. Atualmente é professor da Universidade de Brasília e coordenador do Programa de Pós-Graduação da instituição. Atua em pesquisa nas áreas de Teoria da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Meios de Comunicação e Metodologia de Pesquisa.

Nenhum comentário: