O Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM promove Aula Pública no dia 17 de setembro, sexta-feira, às 8h30 horas, na sala 5218, prédio 21 do Campus da UFSM.
O objetivo da Aula Pública é prestar esclarecimentos sobre o processo de seleção para o Mestrado em Comunicação que ocorrerá entre outubro (inscrições), novembro (prova de conhecimentos), e dezembro (entrevistas-defesa dos projetos). Estarão presentes professores e mestrandos para esclarecer dúvidas dos candidatos sobre linhas e temáticas de pesquisa, elaboração de projetos e adequação à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação.
A área de concentração em Comunicação Midiática evidencia a escolha pelo campo das mídias; pelo estudo da comunicação mediada prevendo estudos desta comunicação em suas dimensões de produção e consumo; e por investigar a incidência desta comunicação, de suas lógicas e de suas referências, sobre as práticas de outras instituições que a ela recorrem como matriz para os seus protocolos de comunicação no espaço público contemporâneo.
A área de concentração é composta por 2 linhas de pesquisa:
Linha 1 – Mídia e Identidades Contemporâneas – Aglutina os projetos de pesquisa que possuem em comum o estudo da incidência da esfera midiática na conformação das identidades contemporâneas com ênfase na construção de representações e significados.
Agrega as pesquisas dos docentes que envolvem estudos interpretativos sobre o papel da Comunicação Midiática na construção de dinâmicas sociais, matrizes identitárias, experiências de interação e processos de consumo/apropriação que passam pela mediação do trabalho discurso das linguagens midiáticas.
Áreas de interesse da linha: mídia, consumo e identidades; globalização e localização dos processos de comunicação e cultura; apropriações sócio-culturais da marca; representações midiáticas; recepção televisiva; abordagens culturais do jornalismo.
Linha 2 – Mídia e Estratégias Comunicacionais – Projetos que investigam as estratégias que agem como promotoras da articulação entre a esfera midiática e os demais campos sociais. Especialmente as estratégias utilizadas para assegurar a presença das instituições no espaço público e para instituir algumas formas de vínculo social entre as instituições e os usuários de suas ofertas. Agrega as pesquisas que trabalham a relação entre estratégias e efeitos de sentido, a comunicação que institucionaliza e/ou vincula; as estratégias presentes nos novos suportes e ambientes comunicacionais.
Áreas de interesse da linha: mídia e espaço público, suportes midiáticos e estratégias de comunicação, mídia e efeitos de sentido, linguagens visuais e produção de sentido; estratégias de apropriação de práticas sociais pela mídia e de práticas midiáticas pelos indivíduos e organizações sociais.
.MAIS INFORMAÇÕES:
FONE 3220- 8579 com Denise
e-mail: poscom.ufsm@gmail.com
site: www.ufsm.br/poscom
Nenhum comentário:
Postar um comentário